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Núcleo de Atendimento a Criança com Dislexia

COMO FUNCIONA O NÚCLEO?
O Núcleo de Atendimento a Crianças com Dislexia é uma parceria da Fundação Lar Harmonia e da Associação Baiana de Dislexia, a DISLEXBAHIA.

Sediado no Lar de Idosos Fabiano de Cristo, dentro da Fundação Lar Harmonia, em Piatã, realiza avaliação diagnóstica e intervenções orientativas para crianças de 6 a 16 anos com dificuldades de aprendizagem.

Os atendimentos são providos de forma gratuita e exclusivamente para famílias de renda até três salários mínimos.
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QUAIS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS?
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Neuropsicólogo
Avaliação e reabilitação das funções neuropsicológicas (Inteligência, Atenção, Memória, Percepção, Linguagem, Funções Executivas e Praxias), além de acompanhamento dos aspectos afetivo-emocionais, comportamentais e socialização.
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Fonoaudiólogo
Avaliação do desenvolvimento da aprendizagem e da fala, ou seja, em aspectos da motricidade oral até da linguagem escrita (comunicação em geral). Deverá avaliar a audição, voz, deglutição e a comunicação oral e escrita.
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Psicopedagogo
Avaliação dos aspectos contextuais do aluno no processo ensino-aprendizagem (atuação em sala de aula, relacionamentos com os pares e em grupos, cumprimento de prazos...), coordenação motora, esquema corporal, organização temporal-espacial, memória tátil-cinestésica, produção de desenhos e comunicação escrita, matemática, memória, lógica, leitura e compreensão textual.

ETAPAS DOS ATENDIMENTOS

Triagem
As famílias passam por uma triagem com assistente social para verificação dos critérios de atendimento.
1
Anamenese
Levantamento do perfil da criança ou adolescente.
2
Avaliação Individual
Sessões de avaliação realizadas pelos profissionais nas áreas de Neuropsicologia, Fonoaudiologia e Psicopedagogia.
3
Avaliação Interdisciplinar
Análise em conjunto da equipe de profissionais, com a supervisão dos atendimentos, para definição do diagnóstico.
4
Retorno aos responsáveis
Apresentação da avaliação diagnóstica aos responsáveis e orientação de condução.
5
Intervenções Orientativas
Realização de sessões de intervenção para crianças e adolescentes com diagnóstico de Dislexia.
6